Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT realiza vistoria no Bope e nos Batalhões de Policiamento de Cães e de Choque

MPDFT

Menu
<

Atividade faz parte das atribuições do Ministério Público no controle externo da atividade policial

A Promotoria de Justiça Militar realizou vistoria de controle externo nas dependências do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Policiamento de Cães (BPCães) e Batalhão de Polícia de Choque na última sexta-feira, 1º de março. O promotor de justiça Rafael Leandro Ribeiro ressaltou que as unidades são altamente especializadas e têm um corpo funcional técnico e muito capacitado, com extenso currículo de cursos e formações e instituições policiais nacionais e estrangeiras. 

O promotor de justiça destacou que o Bope é reconhecido, nacional e internacionalmente, por realizar missões de extrema periculosidade, como, por exemplo, com reféns e situações envolvendo artefatos explosivos. O representante do MPDFT comentou ainda sobre a equipe do BPCães, que realiza atividades como a busca e localização de pessoas desaparecidas e fugitivos, identificação de drogas, armas de fogo e artefatos explosivos.

O Batalhão de Policiamento de Choque, que é dividido em unidades de choque rápido e de choque pesado, também foi elogiado pelo promotor de justiça como referência internacional na atuação perante distúrbios civis, principalmente porque Brasília é um palco de grandes manifestações. 

Controle externo 

Entre as funções institucionais do Ministério Público, a Constituição Federal prevê o exercício do controle externo da atividade policial, voltado para a garantia dos direitos fundamentais do cidadão frente ao aparato repressivo do Estado. A Resolução 20/2007 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) define que esse controle "tem como objetivo manter a regularidade e a adequação dos procedimentos empregados na execução da atividade policial, bem como a integração das funções do MP e das polícias voltada para a persecução penal e o interesse público". De acordo com a resolução, o controle deve atentar para a prevenção do crime, mas também para a correção de irregularidades, ilegalidades ou abuso de poder nas investigações.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.