Desemprego, o rompimento de vínculos familiares e o uso de álcool e drogas são alguns dos principais motivos para a situação de rua
Você já tinha ouvido falar que o termo “morador de rua” é pejorativo? No novo vídeo do projeto “Participe da cidade”, a estudante de direito da Universidade de Brasília (UnB) Hanna Souza explica que o termo é inadequado porque traz uma ideia de permanência. Segundo ela, alguém que hoje vive na rua não deve estar destinado a continuar assim para sempre. Sendo assim, prefira sempre usar a expressão “em situação de rua”, que possui a ideia de temporalidade, indefinição, impermanência.
A estudante esclarece ainda que um diagnóstico apresentado pelo governo federal em 2023 apontou que a maior parte da população em situação de rua sabe ler e escrever e já teve emprego com carteira assinada, mas o desemprego, o rompimento de vínculos familiares e o uso de álcool e drogas são os principais motivos para estarem atualmente nessa situação. Que tal você também fazer parte da mudança de condição dessa população? Saiba como no vídeo:
Participe da cidade
Instituído pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) em 2021, o projeto tem como objetivo central fortalecer a cidadania e promover maior efetividade na defesa do patrimônio público e social.
A campanha de comunicação digital busca conscientizar a sociedade sobre a participação ativa na fiscalização das políticas públicas. Além disso, premia escolas que estejam em dia com a prestação de contas das verbas recebidas pelo Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf).
As escolas participantes passarão a integrar um banco de projetos aptos a receber recursos de medidas alternativas. A cada novo acordo celebrado, a Prodep buscará projetos que se adequem ao perfil desejado para receber os valores. O MPDFT acompanhará a execução das iniciativas selecionadas. A unidade de ensino premiada também receberá material educativo da campanha com o compromisso de divulgá-lo no ambiente escolar.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial