Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Arte e cultura: projeto Redescobrir chega à Penitenciária da Papuda

MPDFT

Menu
<

Internos assistirão a apresentações de teatro, música e poesia

Os internos da Penitenciária do Distrito Federal II (PDF II), conhecido como Papuda, recebem, em 21 de junho, a segunda edição do projeto Redescobrir. A iniciativa da Promotoria de Justiça de Execuções Penais leva arte e cultura ao sistema prisional para proporcionar oportunidades de reflexão sobre escolhas de vida e possibilidades de mudança.

O tema escolhido para esta edição é “liberdade e inclusão ". A ideia de “liberdade” foi sugerida pelos internos que participaram da primeira edição do projeto, na PDF II. “Inclusão” foi um tema indicado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) como forma de destacar a necessidade de respeito a todas as religiões e gêneros, incluindo a população carcerária LGBTQIA+.

Durante o evento, haverá música e poesia, além de uma apresentação teatral organizada pelos internos. Cerca de 150 detentos assistirão a apresentações no pátio da penitenciária. Outros 1.200 poderão acompanhar o evento de dentro das celas por meio de câmeras com transmissão ao vivo. 

Para a promotora de justiça Andréa Chaves, coordenadora do projeto, a iniciativa é uma forma de oferecer aos internos uma visão de mundo alternativa. “É fundamental para mostrar que a arte, a música e a poesia ajudam no resgate da autoestima dos sentenciados e também contribui para reflexão de todos os servidores que atuam no sistema penitenciário. Essas apresentações artísticas e todo trabalho de oficinas de teatro dentro do presídio já repercutem internamente, com diminuição sensível das ocorrências disciplinares e com diminuição das medicações ministradas para controle do estresse e da ansiedade da população carcerária do PDF II”, afirma.

Iniciativa

Criado pela Promotoria de Justiça de Execuções Penais e institucionalizado em dezembro de 2023, o projeto busca contribuir para o processo de ressocialização dos internos. Ainda em fase piloto, a ideia é expandir a todas as outras unidades prisionais e chegar aos cerca de 16 mil encarcerados do Distrito Federal.

Para medir o nível de satisfação e os objetivos alcançados, serão realizadas pesquisas com os participantes. Entre os resultados esperados estão mudanças positivas na disciplina e nos relacionamentos interpessoais dentro do sistema.

Leia mais 

Projeto Redescobrir: MPDFT leva música e cultura a internos da PDF II

.: voltar :.