Programa abordou as iniciativas para ampliar e garantir bons serviços à sociedade, seja de forma presencial ou remota
O videocast “O MP que a gente conta” traz como tema deste mês o atendimento ao público, com um foco especial nas iniciativas do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para oferecer serviços de qualidade à sociedade, tanto presencialmente quanto remotamente. Nesta edição, a promotora de justiça Thaíse Dezen, assessora de políticas de atendimento ao público do MPDFT, defendeu a relevância do tema para a instituição e os esforços para aprimorar o atendimento por meio do Espaço Cidadão e do Espaço Digital.
O Espaço Cidadão oferece atendimento presencial e está disponível na sede do MPDFT e nas promotorias de São Sebastião, Gama, Ceilândia, Brasília II, Planaltina, Taguatinga, Samambaia, Paranoá, Santa Maria e Infância e Juventude. O objetivo é expandir o projeto para todas as unidades da instituição. Já o Espaço Digital facilita a integração de pessoas com dificuldades de conectividade, permitindo videochamadas com promotores de Justiça e servidores, além da participação em audiências remotas. “Esses espaços também oferecem sala de espera e brinquedoteca para acomodar visitantes com crianças”, destaca Thaíse Dezen.
O Espaço Cidadão conta com uma página no site do MPDFT que reúne todos os serviços digitais da instituição. “Na plataforma, o indivíduo pode autenticar documentos, consultar procedimentos extrajudiciais e andamento de processos judiciais, noticiar pessoas desaparecidas, iniciar procedimento de investigação de paternidade”, detalha a promotora.
Thaíse Dezen também aborda a questão da acessibilidade no atendimento, lembrando que o MPDFT possui um Setor de Atendimento em Libras, conforme estabelece a Lei Brasileira de Inclusão. O cidadão pode ser atendido em Libras na sede do órgão, nas segundas e quartas-feiras, das 12h às 18h. O serviço também está disponível em qualquer unidade do MPDFT, durante a semana. O portal do MP possui ainda recurso de acessibilidade por meio de uma ferramenta que traduz em Libras todos os conteúdos.
Portas abertas
No videocast, a promotora de justiça ressalta que todas as unidades descentralizadas possuem equipes qualificadas para receber muito bem o cidadão, capacitadas em temas como empatia, protocolo de gênero, diversidade e segurança no atendimento ao público. “Estamos de portas abertas para a sociedade. Aqui você pode realizar denúncias sobre crimes, irregularidades no patrimônio público, no meio ambiente, funcionamento dos serviços públicos, como saúde e educação. Você, vítima de crime, tem o seu lugar especial aqui dentro para ser acolhida, saber dos seus direitos, conhecer o andamento de processos, tirar qualquer dúvida”, pontua Thaíse.
Percepção do usuário
Para aprimorar cada vez mais os serviços entregues à população, Thaíse Dezen menciona a importância da opinião dos usuários. Ela citou uma pesquisa realizada entre agosto de 2023 e janeiro de 2024 com 1.488 pessoas, que revelou uma aprovação de 95% no atendimento ao público.
“É ouvindo o cidadão que nós vamos poder aprimorar todos os dias. Essa pesquisa de opinião fica disponível em todas as unidades do MPDFT, por meio de formulário físico. Nós queremos um serviço de excelência na promoção dos direitos para a sociedade”, conclui Thaíse.
Acompanhe todos os episódios do videocast “O MP que a gente conta” no Spotify e no canal do MPDFT no YouTube!
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial