Representante do MPDFT enfatizou a importância de iniciativas que facilitem a reintegração dos egressos à sociedade
A ONG Recomeçar, reconhecida nacionalmente por seu compromisso com a reintegração social de pessoas em situação de vulnerabilidade, ganhou destaque ao receber, em 2023, o Prêmio LED – Luz na Educação, promovido pela Rede Globo e pela Fundação Roberto Marinho. Essa premiação reflete o impacto social que a instituição tem alcançado por meio de projetos que promovem a qualificação profissional de egressos do sistema prisional.
A promotora de justiça e coordenadora do Nupri, Vanessa de Souza Farias, destacou a importância da ONG e afirmou: "Foi uma reunião proveitosa, onde pudemos analisar os complexos fatores que permeiam a questão e pensar as melhores estratégias para favorecer o processo de geração de renda por parte dessa população. É imprescindível aproveitarmos o potencial de organizações como a Recomeçar para desenvolver projetos que ofereçam oportunidades reais de empregabilidade para os internos, para que eles possam de fato ter uma chance de recomeço ao sair do sistema."
A promotora de justiça também ressaltou a relevância de um olhar mais atento para os egressos e pré-egressos do sistema prisional, enfatizando a importância de iniciativas que facilitem sua reintegração à sociedade. Nesse contexto, anunciou que o Nupri, em continuidade aos seus esforços de apoio a essa população, realizará em breve o lançamento da cartilha "Meu lugar ao sol: guia de apoio às pessoas egressas do sistema prisional do Distrito Federal". A publicação oferecerá orientações práticas e informações para auxiliar os egressos na reconstrução de suas vidas, facilitando o acesso a direitos e serviços de apoio.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial