Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT realiza palestra sobre diversidade racial em escola de Taguatinga

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A ação, que ocorreu no sábado, dia 21 de setembro, ressaltou a importância do respeito às diferenças

O Grupo de Apoio à Segurança Escolar (Gase), do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), realizou, neste sábado, 21 de setembro, palestra sobre diversidade racial e respeito na Escola Classe 42, de Taguatinga. O encontro faz parte do Projeto ‘Taguatinga Plural: Educação Antirracista e Herança Indígena’, promovido pela Regional de Ensino de Taguatinga. 

A servidora Caroline Resende, chefe do Gase, destacou, durante a palestra, a importância de se respeitar, valorizar e celebrar as diferenças, a partir de falas e comportamentos respeitosos, empáticos e compassivos. Além disso, a servidora ressaltou que o envolvimento dos pais e responsáveis na educação dos filhos é fundamental para prevenir as violências nas escolas. 

“Antes de planejarmos qualquer ação de prevenção às violências, precisamos ter consciência que o racismo é uma realidade em nossa sociedade e que essa realidade é vivida dentro das escolas. A partir daí, podemos trabalhar, trazendo mudanças estruturais em toda educação, começando pela inclusão de acervos antirracistas, oportunizando uma aprendizagem significativa a todos os estudantes”, comentou.

A escola tem realizado um trabalho para implementar a cultura antirracista ao longo do ano letivo, resultando no evento ocorrido neste último sabádo. A palestra apresentada pelo MPDFT foi voltada para os estudantes e para os pais e responsáveis que estiveram presentes no encontro. 

Projeto escolar

No início deste ano, a EC 42 de Taguatinga aderiu ao Projeto ‘Taguatinga Plural: Educação Antirracista e Herança Indígena”, que tem o objetivo de promover ações pedagógicas que possibilitem reflexões sobre o racismo na condição de ideologia que marca a formação da sociedade brasileira. 

Entre as ações promovidas na escola está a da orientadora educacional Adriane Braga, que escreveu o livro paradidático “O cabelo de Aninha”. Voltado para crianças, o livro fala sobre o autocuidado e a autoestima, a fim de trabalhar a autoimagem de meninas pretas. Adriane, juntamente com a pedagoga da escola e os professores, têm trabalhado a cultura afro-brasileira e indígena em todos os anos escolares. 

A orientadora educacional falou que a história contada na obra “O Cabelo de Aninha” retrata a sua história. “São lindos versos de uma menina que vivenciou na própria pele o racismo estrutural. As crianças, pais e responsáveis se encantaram com as apresentações sobre o livro, contação de história, música, desfile da beleza, fotografia, arte e muito mais”, ressaltou. 

O projeto da Regional de Ensino de Taguatinga busca também apoiar as unidades escolares participantes com suporte pedagógico e de recursos financeiros para a realização de ações. 

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