Na reunião, nesta terça-feira, 24 de setembro, foram debatidas medidas para combate e prevenção aos incêndios e às fumaças
A reunião contou com a presença de representantes da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) e da Polícia Militar do DF (PMDF). No encontro, foi destacado a necessidade de investimento na prevenção de incêndios e queimadas e a importância da criação de um comitê permanente de prevenção e monitoramento.
O procurador distrital dos direitos do cidadão, Eduardo Sabo, ressaltou que o combate às queimadas e a fumaça é uma questão sensível e que necessita de um planejamento para melhor execução. “O importante é que todos estejamos unidos, porque o período é muito crítico, já são 154 dias sem chuvas e necessitamos de uma ação contínua, não só para proteger, mas também para que ampliemos a margem de segurança nesse período que temos condições climáticas desfavoráveis”, disse.
Em sua fala, o procurador distrital enfatizou ainda que a Comissão para elaboração de Plano para Episódios Críticos de Poluição do Ar do DF, instituída por decreto em agosto deste ano, deve ser permanente. “Há a necessidade de modernizar e ampliar a rede de monitoramento, inclusive com o trabalho de conscientizar a sociedade que atear fogo em matas é crime e também para termos o cuidado necessário para que não haja eventos culposos ou que negligenciem a proteção dos nossos mananciais e das nossas matas”, comentou.
Por parte do GDF, a reunião contou com a presença do secretário executivo da SSP-DF, Alexandre Patury; do presidente do Ibram, Rôney Nemer; do comandante-geral do CBMDF, coronel Sandro Gomes Santos da Silva; e do subcomandante da PMDF, coronel Fabrício Boechat de Camargos.
Também estiveram presentes o promotor de justiça de defesa do meio ambiente e patrimônio cultural (Prodema) Roberto Carlos Batista; a promotora de justiça da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) Hiza Maria Silva Carpina Lima; e a promotora de justiça de defesa da ordem urbanística (Prourb) Yara Maciel Camelo.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial