A instituição tem uma unidade voltada à preservação de acervos históricos e à promoção da cultura
Você sabia que o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) tem um Centro de Cultura e Memória? A unidade é composta pela Divisão de Cultura (Diccult) e peça Seção de Preservação da Memória (Sepmi), que são responsáveis por conservar e divulgar iniciativas artísticas e a história da instituição. O acervo da unidade conta com materiais de relevância histórica, científica e cultural.
A Dicult é responsável por coordenar a realização de eventos artísticos e a divulgação de artes plásticas, cênicas, música e literatura. O objetivo é enriquecer culturalmente o ambiente institucional e fortalecer o vínculo do MPDFT com a sociedade por meio da cultura. Na página da Dicult, é possível conferir as exposições ativas e as anteriores, além de informações sobre artistas e obras de arte e de literatura brasileiras.
Já a Sepmi cuida do patrimônio histórico do órgão, coordenando a recuperação, a preservação, a disseminação de informações e as consultas ao acervo. A página da Sepmi apresenta uma linha do tempo da instituição com fatos marcantes; galerias com informações da vida funcional de ex-ocupantes de cargos da administração do órgão; informações sobre concursos para ingresso na carreira do MPDFT e publicações como revistas e livros em formato digital.
Para o público
O Espaço Cultural do MPDFT fica na Promotoria de Justiça de Brasília II. Até o dia 28 de fevereiro, expõe obras de literatura e ilustração dos ganhadores do Prêmio Ler é Legal 2024. O Espaço Memória, por sua vez, é localizado na sede do MPDFT e oferece uma exposição permanente com uma linha do tempo da instituição, além de fotos, documentos e artefatos históricos. A visitação em ambos é aberta ao público em dias úteis, das 12h às 19h.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial