Entre os projetos futuros está a obra de drenagem em Ceilândia, que, com um investimento estimado em R$ 2 bilhões, promete ampliar o sistema de captação de água pluvial da região
Durante a reunião, foram detalhados projetos futuros de drenagem operados pela Novacap, com destaque para o de Ceilândia. Um investimento estimado em R$ 2 bilhões está sendo planejado para expandir o sistema de captação de água pluvial na região, que abrange oito bacias hidrográficas. De acordo com o chefe do departamento de drenagem da Novacap, Lânio Trida Sene, a obra está na fase de estudos para o anteprojeto, com previsão da licitação para o segundo semestre deste ano.
O procurador distrital dos direitos do cidadão, Eduardo Sabo, ressaltou o caráter estratégico da obra, considerando que a sobrecarga no sistema de drenagem de Ceilândia resulta na retenção da vazão, fazendo com que a água da chuva desça em grande velocidade para Sol Nascente, causando alagamentos e transtorno em pontos da região.
Sene informou que até o segundo semestre deste ano devem ser concluídos os trabalhos de drenagem pluvial que estão sendo realizados no Pôr do Sol, Sol Nascente e Vicente Pires.
Infraestrutura
Também foram apresentadas as ações de limpezas pluviais com desobstrução de redes em pontos de alagamento identificados em outras localidades do DF, como Asa Norte, Asa Sul, Cidade do Automóvel, Cruzeiro Velho, Planaltina. “Todo material drenado vai para uma área de descarte, para só então ser destinado ao lixão. É um trabalho que tem dado resultado e vai trazer economia, porque o restabelecimento do sistema previne o gasto com novas obras”, completou o presidente da Novacap, Fernando Leite, durante a reunião.
Além disso, estão em andamento obras de recomposição de bacias, proteção de encostas, estabilização de taludes e proteção de passarelas na Vila Cauhy, São Sebastião, Samambaia, Águas Claras, Lago Sul, Recanto das Emas e Itapoã. De acordo com o órgão, há previsão de projetos de licitação para obras em Ceilândia, Taguatinga e Brazlândia.
A partir do panorama das obras apresentado, a PDDC encaminhará um ofício à Novacap reforçando a solicitação de um plano de ação contendo diagnóstico das áreas sensíveis de inundação para enfrentamento do problema e um cronograma. A proposta também deverá apontar soluções de recuperação de áreas verdes importantes para a gestão hídrica.
O promotor de justiça Bernardo Matos, da PDDC, enfatizou que a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) já realizou um diagnóstico com os pontos problemáticos no Plano Piloto e nas regiões administrativas, e que esse documento deve ser observado na composição do plano de ação da Novacap.
Integração e monitoramento
A reunião ainda chamou atenção para a importância da integração entre a Novacap, a Adasa e os administradores regionais para um planejamento mais eficiente e sustentável das obras de drenagem. Também estiveram presentes o diretor de obras da Novacap, André Vaz, e o secretário executivo de obras, Erinaldo Pereira.
Desde 2019, a PDDC tem acompanhado o manejo de águas pluviais e a situação do Sistema de Drenagem de Águas Pluviais no Distrito Federal, emitindo recomendações aos órgãos responsáveis, incluindo a Novacap, Terracap, Secretaria de Obras do DF e Adasa.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial