Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - NaMoral é apresentado durante evento da Unesco Brasil

MPDFT

Menu
<

Diálogos Cidadaniar promoveu debates sobre a importância da cidadania, da cultura da legalidade e da justiça social

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) participou, nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, do evento Diálogos Cidadaniar: educação para a cidadania, direitos humanos e cultura da legalidade. O encontro, realizado em São Paulo, reuniu organizações não governamentais, especialistas e representantes do poder público para fortalecer o debate sobre a importância da educação na promoção da cidadania e do senso crítico, fomentando uma cultura de respeito aos direitos humanos, à diversidade e à justiça social.

A promotora de justiça Luciana Asper, idealizadora do projeto NaMoral no MPDFT, participou do painel “Da Teoria à Prática – Como Cidadaniar?”, destacando a importância da iniciativa no fortalecimento da cidadania e da garantia e na proteção dos direitos. “A experiência do NaMoral tem despertado o interesse de agentes como a Unesco a fim de promover, em eventos como este, sua replicação e ampliação. Isso traz esperança para o alvo de uma cidadania verdadeiramente fortalecida e direitos realmente usufruídos e preservados”, afirmou.

Criado em 2019, o projeto NaMoral busca difundir valores essenciais como integridade, ética, cidadania e o combate à corrupção, incentivando uma cultura de responsabilidade social entre os jovens. Em 2024, a iniciativa atingiu 58 instituições de ensino público e mais de 20 mil alunos.

O painel contou com a presença da professora de Ciência Política na Unicamp, Andréa Freitas, do diretor-executivo da Rede Nacional de Educação Cidadã, João Tavares, e da educadora e autora da coleção “Em Miúdos”, Madu Macedo. A jornalista da CNN Brasil Basília Rodrigues conduziu os debates.

Projeto Cidadaniar

O evento, realizado no Dia Mundial da Justiça Social, foi uma iniciativa do projeto Cidadaniar, promovido pela Unesco Brasil, em parceria com o Instituto Nelson Wilians (INW). O projeto capacita e mobiliza organizações sociais e comunidades na busca pela garantia de direitos fundamentais. A abordagem baseada na Educação para a Cidadania Global (ECG) amplia o senso crítico sobre o estado de direito por meio de ações que promovem a cultura da legalidade.

 

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.