Os valores foram disponibilizados ao longo de 2024. Para este início de ano, três novos projetos com orçamento de R$ 26 mil estão previstos.

Foram beneficiadas as instituições: Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer (Abrapec); Associação dos Idosos de Taguatinga (AIT); Associação São Vicente de Paulo de Belo Horizonte - Lar dos Velhinhos (ASVPBH); Casa Transitória de Brasília - Creche Cantinho da Paz; Lar da Criança Padre Cícero; Sociedade do Amor em Ação, e Sociedade Espírita de Amparo ao Menor Casa do Caminho.
Para o promotor de justiça Lenilson Ferreira Morgado, da Promotoria de Justiça de Taguatinga, o direcionamento de recursos de medidas alternativas para instituições da cidade é uma forma de devolver algo positivo para a sociedade, bem como dar transparência e publicidade para a aplicação dos recursos. “Destaca-se, ainda, que a distribuição dos recursos, da forma como realizada pela Promotoria de Taguatinga, é mais equilibrada e justa entre as entidades cadastradas. É relevante apontar que a sugestão de indicação dessas entidades pelo Ministério Público passa pela devida homologação dos Juízos Criminais e a presente forma de destinação é respaldada por portaria normativa”, esclarece o promotor de justiça.
Também foram direcionados recursos para financiamento de três projetos específicos desenvolvidos pelas instituições. A proposta "Fornecer Alimentação de Qualidade", da ASVPBH, possibilitou a aquisição de buffet térmico e bebedouro, visando melhor qualidade da alimentação oferecida aos assistidos.

A AIT, uma das entidades contempladas com o recurso, mantém uma parceria com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) há cerca de 20 anos. Para a coordenadora da instituição, Giselle Mota, o apoio financeiro recebido tem sido essencial para a aquisição de bens fundamentais à qualidade do atendimento oferecido a idosos, familiares e colaboradores.
Segundo Gisele, além de contribuir para a manutenção e modernização da associação, os recursos possibilitam a criação de um ambiente mais seguro, confortável e alinhado às necessidades dos atendidos. “A confiança que o MPDFT deposita em nossa instituição reflete um compromisso mútuo de promover o bem-estar e a dignidade para esta importante parcela da sociedade representada pelos idosos”, destaca.
Expectativas para 2025
Para o primeiro semestre de 2025, novas ações estão previstas com destinação de R$26 mil. O projeto "Pátio Fresco", da Casa Transitória de Brasília, prevê a instalação de 20 toldos de sombreamento para proporcionar mais conforto aos acolhidos. O "Fortalece e Investe", da AIT, fará aquisição de projetor multimídia, notebook e mesa de reunião, promovendo a modernização da infraestrutura da instituição. O "Inclusão à Tecnologia e Facilidades", da Sociedade Espírita de Amparo ao Menor Casa do Caminho, vai adquirir teclados e mouses sem fio, TV de 55 polegadas e capota marítima para veículos de transporte.
As iniciativas fazem parte do compromisso do MPDFT em fomentar ações que gerem impacto positivo na comunidade, reforçando a importância da atuação social das Promotorias de Justiça. O Setor de Medidas Alternativas segue acompanhando a execução dos projetos e a correta aplicação dos recursos, garantindo transparência e eficiência nas ações.
ANPP
O Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) é uma forma de promover a justiça restaurativa, uma vez que permite que o acusado assuma a responsabilidade por suas ações e repare os danos causados à vítima, ao mesmo tempo em que evita um processo criminal longo e dispendioso. Para isso, são impostos determinados requisitos, que podem incluir o pagamento de uma prestação pecuniária, a prestação de serviços à comunidade ou a participação em programas educacionais ou terapêuticos.
Para ser beneficiário de recursos provenientes de acordos, o representante de instituição com atuação social, pública ou privada deve entrar em contato diretamente com o Setor Regional do Sema de sua cidade. Clique aqui para obter a lista com os telefones e nomes dos responsáveis de cada região do DF.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial