Mostra homenageia Maria da Penha e destaca a importância da cultura na defesa dos direitos das mulheres

A mostra, promovida pela Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio, com o apoio da Divisão de Cultura do MPDFT, homenageia a ativista Maria da Penha e sua luta pelo fim da violência contra as mulheres. A iniciativa integrou a campanha internacional "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres", realizada anualmente em cerca de 150 países.
A exposição reúne obras de Clodair Edenilson, Maria Gorete e Maria Porto, na categoria de artes plásticas; e de Clarice Oliveira, Luciana Carvalho, Marina Mara, Reginaldo Xavier, Tatiana Martins e Váldima Fogaça, na categoria de literatura. Se ainda não visitou, esta é a última oportunidade para prestigiar as obras e refletir sobre a importância da cultura como ferramenta de transformação social.
Durante a abertura da exposição, realizada em novembro de 2024, a ativista Maria da Penha participou por vídeo e destacou a importância do esforço institucional no combate a todas as formas de violência de gênero. “O MP tem um papel essencial na defesa da ordem jurídica e nós, mulheres brasileiras, precisamos dele cada vez mais forte, atuante e presente. Eu vivi e senti na pele o que significa as instituições falharem na proteção às mulheres”, afirmou.
Iniciativa
A iniciativa reforça o compromisso do MPDFT no enfrentamento da violência contra a mulher e na promoção de um ambiente de reflexão e engajamento social. A Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio, criada em 2023, como resposta ao aumento do número de assassinatos de mulheres no Distrito Federal, é presidida pela promotora de justiça Fabiana Costa e conta com a participação de integrantes da Casa que seguem com suas ações interdisciplinares para fortalecer políticas públicas e mobilizar a sociedade na defesa dos direitos das mulheres.
Clique e confira vídeo com os textos declamados pelos escritores.
Serviço
Exposição Ânima
Local: Espaço Memória - Sede do MPDFT - Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2.
Data: até 28 de fevereiro
Horário: 12h às 19h
Entrada franca
Clique aqui e saiba mais sobre os artistas e escritores
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial