O Ministério Público do Distrito Federal e Território (MPDFT), por meio do Núcleo de Gênero (NG), participou, neste sábado, 8 de março, do ato 8M Unificadas DF e Entorno pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado na mesma data. O evento reuniu mulheres e homens de movimentos sociais, entidades e instituições do DF na área central de Brasília para pedir por políticas públicas que atendam as mulheres e pelo combate efetivo à violência contra a mulher e o feminicídio.
A coordenadora do NG, promotora de justiça Adalgiza Aguiar, esteve no ato e destacou a importância do MPDFT em escutar os movimentos sociais e em cobrar do poder público que as políticas públicas sejam cumpridas. “Nós articulamos, fomentamos e fiscalizamos as políticas públicas para que os poderes executivos e o sistema de justiça façam valer os direitos das mulheres”, pontuou.
Na ação, a coordenadora do NG avaliou que é essencial combater a violência e garantir a segurança das mulheres. Adalgiza ressaltou que os ministérios públicos dos estados atuam de forma unificada no enfrentamento à violência contra a mulher para a redução das taxas de feminicídio, que ainda são altas no país. Para a promotora de justiça, esse combate deve ser feito por meio da educação, com campanhas de conscientização sobre os direitos das mulheres e sobre a igualdade de gênero. “Educação é fundamental para acabar com essa discriminação e essa violência tão alta contra as mulheres”, concluiu.
Além da promotora de justiça Adalgiza Aguiar, participaram do evento as servidoras Ana Paula Barbosa Cusinato, Laiane Vasconcelos Leão Velame e Bruna Gomes Guimarães.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial