Evento comemora 65 anos da capital e foi proposto pelos senadores Izalci Lucas e Leila Barros
O Plenário do Senado promoveu uma sessão especial na manhã dessa segunda-feira (28), para celebrar o aniversário de 65 anos da cidade de Brasília. Os requerimentos para a homenagem foram apresentados pelos senadores Leila Barros (PDT-DF) e Izalci Lucas (PL-DF).
Em seu discurso, o procurador-geral de Justiça destacou a atuação do MPDFT, cuja história se entrelaça com a Capital Federal. “O Ministério Público, como guardião da democracia e dos direitos fundamentais, tem uma missão que se entrelaça com a história de Brasília. Somos uma instituição criada para defender a sociedade, assegurar a justiça e promover a igualdade. No Distrito Federal, o MPDFT desempenha esse papel com dedicação singular, atuando em um território que é, ao mesmo tempo, a sede do poder nacional e o lar de milhões de brasileiros que aqui constroem suas vidas”, disse.
Ele também falou como presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais, cuja missão inclui trabalhar pela integração do Ministério Público. “Tenho a honra de liderar um colegiado que, à semelhança deste Senado Federal, representa as unidades da federação, unindo vozes de todos os estados e do Distrito Federal para fortalecer o Ministério Público em prol de um Brasil mais justo. Assim como o Senado assegura o equilíbrio federativo, o CNPG promove a integração e a cooperação entre os Ministérios Públicos, garantindo que nossa atuação seja coesa e alinhada aos anseios da sociedade”, concluiu.
Além do Ministério Público, o sistema de Justiça também foi representado pelo desembargador Roberval Belinati, que exaltou a história da capital, apresentou números da Justiça no DF e destacou a atuação do Tribunal de Justiça no Distrito Federal.
Para a senadora Leila Barros, Brasília é um "marco histórico, cultural e arquitetônico" para o país e representa a concretização de um "audacioso projeto de modernização e integração nacional", idealizado pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek e concebido pelos "brilhantes talentos" do urbanista Lúcio Costa e do arquiteto Oscar Niemeyer.
Já o senador Izalci Lucas, destaca que “a capital federal foi o primeiro núcleo urbano construído no século XX a ser incluído na lista de bens de valor universal: a cidade recebeu em 1987 o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Mesmo sendo "monumental", ressalta Izalci, Brasília é também "cômoda, eficiente, acolhedora e íntima".
Em sua fala, a senadora Damares Alves (Republicanos), também da bancada do DF, exaltou a beleza da Capital Federal e a característica integradora da cidade. Para ela, Brasília é a reunião de todas as culturas, um lugar onde os países se encontram, onde todas as línguas são faladas.
Assessoria de Imprensa da PGJ (Aimp/Secom)
(61) 3343-9045 / 3343-6101 / 3343-9046
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial