Exposição apresenta pinturas inspiradas no universo sertanejo e nas memórias afetivas do interior brasileiro, de 20 de maio a 21 de julho
Entre os dias 20 de maio e 21 de julho, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) abre as portas do seu Espaço Cultural para a exposição "Sertões", do artista visual Riciere Teixeira. A mostra poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, com abertura oficial marcada para o dia 20 de maio, às 16h.
Inspirada nos conceitos geográficos e literários que circundam o imaginário sertanejo, "Sertões" convida o público a refletir sobre a riqueza simbólica, cultural e afetiva do interior brasileiro. Longe de ser apenas um espaço geográfico, o sertão é, segundo Riciere, um “universo de resistências, memórias e reinvenções, onde o cotidiano se transforma em arte”.
A exposição reúne pinturas que misturam referências físicas e sensoriais do sertão de origem do artista com elementos subjetivos do seu sertão interior. As obras revelam um diálogo entre o visível e o simbólico, entre o real e o imaginado, iluminado por uma "filosofia da esperança" que dá cor e voz às experiências sertanejas.
Mais do que apresentar paisagens, a exposição propõe um mergulho nos sentidos e nas contradições desse território “frequentemente incompreendido”, conforme explica o artista: "Sertões rompe com estigmas históricos e desconstrói a imagem do sertão como espaço de escassez, revelando sua vitalidade, criatividade e força espiritual”, pontua Riciere.
De acordo com o artista, a mostra oferece ao público a oportunidade de entrar em contato com elementos da cultura sertaneja, marcada por uma rica expressão simbólica e afetiva. As obras dialogam com temas como deslocamentos, memória e identidade, a partir da perspectiva de que "o sertão está em toda parte. O sertão é dentro da gente".
Sobre o artista
Riciere Teixeira é um artista visual autodidata natural da Chapada Diamantina (BA), formado em história pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Seu trabalho é caracterizado pela abordagem das culturas sertanejas, com influências da pop art e da arte naif. Suas obras exploram a memória, a identidade e a vivência do sertão, propondo uma nova perspectiva sobre essa realidade, muitas vezes associada ao isolamento e à escassez.
Exposição Sertões
Data: 25 de maio a 21 de julho
Local: Espaço Cultural do MPDFT.
Horário: das 9h às 19h, de segunda a sexta
Entrada franca
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial