Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Exposição Sertões é inaugurada no MPDFT

MPDFT

Menu
<

Mostra do artista Riciere Teixeira reúne obras que ressignificam o imaginário sertanejo

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) abriu ao público, nesta quarta-feira, 21 de maio, a exposição "Sertões", do artista visual Riciere Teixeira. A mostra, que poderá ser visitada até 21 de julho, reúne 16 obras e foi inspirada nos conceitos geográficos e literários que circundam o imaginário sertanejo, convidando o público a refletir sobre a riqueza simbólica, cultural e afetiva do interior brasileiro e das esperanças sertanejas.

A iniciativa integra o compromisso do MPDFT com a promoção do acesso à cultura e à valorização da produção artística regional. Ao abrir as portas para a arte, o órgão busca transformar o espaço público em um ambiente de reflexão, expressão e encontro com a diversidade cultural.

Riciere começou a pintar em 2016. Desde cedo, sempre gostou de desenhar, mas sentia necessidade de colocar mais cores em suas criações. Foi assim que começou a trabalhar com tinta a óleo e acrílica. Começou com a ideia de pintar o sertão, seu lugar de origem, como ponto de partida para expressar seus pensamentos, mas com o tempo esse conceito foi se ampliando. “O sertão não é só o Nordeste, mas todos esses locais afastados do litoral. Eu busquei esse título para ser mais plural, e abranger os sertões do Brasil todo”, conta.

Riciere é natural do interior da Bahia e é formado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Mudou-se para Brasília em 2014 e acredita que a mudança o encorajou a começar a pintar: “Brasília é uma cidade muito cosmopolita, muito diversa, tem uma cultura muito variada. Eu gosto muito de frequentar exposições, então acho que isso me incentivou”, afirma.

Para o artista, espaços institucionais para exposições como o do Ministério Público são fundamentais tanto para o público externo quanto para os próprios servidores. “Quando uma pessoa vem a um órgão público para resolver uma demanda e se depara com uma exposição, essa experiência pode transformar seu dia, pois a arte é transformadora”, comenta.

O artista acredita que esses espaços, além de promoverem a cultura, cumprem uma função pública ao humanizar os ambientes institucionais. Para os servidores públicos, em especial, esse contato com a arte representa uma melhoria na qualidade de vida. Riciere considera que, ao parar um pouco e contemplar uma obra de arte, o trabalhador retorna à sua função com mais equilíbrio. “Acho que a arte ajuda muito a gente, tanto aqueles que trabalham aqui, como as pessoas que frequentam. Humaniza o ser humano”, conclui.

Serviço
Exposição Sertões
Data: 21 de maio a 21 de julho
Horário: das 9h às 19h, de segunda a sexta
Local: Espaço Cultural do MPDFT - Setor de Múltiplas Atividades Sul (SMAS), Trecho 4, Lotes 6/8, Brasília-DF (ao lado do Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes)
Entrada franca 

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.