A iniciativa faz parte das ações promovidas pelo MInistério Público em prol do dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
A Promotoria de Justiça de Brazlândia promoveu nesta sexta-feira, 23 de maio, a palestra "Rede de Proteção: Educação Contra o Abuso e o Cyberbullying", em parceria com a Coordenação Regional de Ensino (CRE) e apoio da Rede Unid@s Brazlândia. O evento reuniu orientadores educacionais da rede pública local e marcou a celebração de um ano do lançamento do Fluxo de Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual de Brazlândia.
A programação teve início com um café da manhã de boas-vindas e a fala da anfitriã, Neuzeli Rodrigues, coordenadora regional de ensino da cidade. Em seguida, a analista do MPDFT, Janaína Bezerra, apresentou o fluxo de atendimento, revisitando sua criação e destacando sua importância como instrumento fundamental para o acolhimento e a proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.
O encontro também foi um espaço de reflexão e avaliação sobre a implementação do fluxo ao longo deste primeiro ano. O Conselho Tutelar, representado por Paulo Humberto; a 18ª Delegacia de Polícia, por meio do delegado Marcelo Alves e da chefe da Seção de Atendimento à Mulher (SAM), Amanda Alencar, compartilharam o feedback sobre a experiência prática na aplicação do fluxo, apontando avanços e sugerindo ajustes para torná-lo ainda mais eficaz à realidade de Brazlândia.
Encerrando a programação, o promotor de justiça da Promotoria de Brazlândia, Leandro José, conduziu palestra sobre exploração sexual infantojuvenil pela Internet e Cyberbullying, alertando para os riscos e desafios do ambiente virtual na proteção de crianças e adolescentes, e destacando o papel da escola e da rede de proteção nesse contexto. A iniciativa foi fundamental para reforçar a integração entre as instituições, além de proporcionar a capacitação de novos servidores que ainda não haviam tido contato com o fluxo.
"Eventos como este são essenciais para manter a rede de proteção fortalecida e atualizada. O combate ao abuso sexual e ao cyberbullying exige atuação articulada, capacitação constante e a sensibilização de todos os profissionais que lidam diariamente com nossas crianças e adolescentes. Foi uma grande satisfação participar desse momento de avaliação, escuta e aprimoramento, reafirmando o compromisso de toda a rede com a proteção infantojuvenil em Brazlândia", destacou Leandro José, ao final do evento.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial