Previsão é de que a revitalização da estrutura esteja concluída até o final de setembro

Durante a visita, os integrantes do MPDFT constataram que cerca de 65% da obra já foi executada. A equipe técnica responsável detalhou os serviços concluídos e em andamento, como asfaltamento da pista principal, drenagem e ampliação de áreas de segurança, entre outras intervenções estruturais.
Avanços na obra
A área do paddock, com 900 metros de extensão, está praticamente finalizada. Restam a pavimentação de concreto e a instalação de canaletas de drenagem. O muro dessa área passará por adequações estruturais com a construção de um muro de arrimo, devido ao desnível da pista.
Também foram identificadas melhorias de acesso entre o paddock e a pista, com a instalação de portões e rampas, além de modificações na reta principal, que está sendo ampliada para 15 metros — adequando-se às exigências técnicas para largadas oficiais. A drenagem também está sendo reposicionada para atender à nova dimensão da pista.
Os guardrails (barreiras metálicas de segurança) já foram instalados nas curvas 8, 9, 11, 12, 13, 14 e 15, restando apenas ajustes na parte externa. Uma usina de asfalto foi montada no local para garantir controle rigoroso de qualidade, e produz entre 400 e 500 toneladas diárias.
Kartódromo aguarda homologação
A pista do kartódromo já passou por fresagem e teve o sistema de drenagem finalizado, mas aguarda homologação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Com a simulação final do projeto, o espaço poderá receber competições internacionais. A homologação, contudo, causou atrasos no cronograma original.
A PDDC informou que irá requisitar, por ofício, relatórios atualizados sobre o cronograma da obra e informações sobre os projetos para revitalização de arquibancadas, banheiros, lanchonetes e acessos ao público. A previsão é de que a revitalização do autódromo esteja concluída até o final de agosto deste ano.
“Nosso papel é garantir que o espaço seja devolvido à população com qualidade, segurança e estrutura adequada, tanto para os praticantes do esporte quanto para o público em geral. Vamos continuar acompanhando cada etapa da obra para assegurar o cumprimento dos prazos e das exigências técnicas,” afirmou o procurador distrital de direitos do cidadão, Eduardo Sabo.
Histórico
O Autódromo Internacional de Brasília foi inaugurado em 1974. O circuito já recebeu provas da Fórmula Truck, Stock Car, MotoGP e eventos internacionais, como a extinta Fórmula Indy. O local estava fechado para o público desde 2014, quando foi interditado por questões estruturais. Desde então, diversas tentativas de revitalização foram iniciadas, sendo esta a mais avançada. Com a conclusão das obras, o espaço volta a figurar no calendário esportivo brasileiro, com estrutura renovada e potencial para sediar competições internacionais.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial