Comissão Preserva Brazlândia reuniu a comunidade em defesa do meio ambiente com ações educativas e culturais
No Dia do Cerrado, 11 de setembro, Brazlândia recebeu o 3º encontro sobre sustentabilidade do Parque Veredinha. O evento reuniu estudantes, agricultores, representantes de entidades ambientais governamentais e da sociedade civil. A iniciativa foi promovida pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), no âmbito da Comissão Preserva Brazlândia.
Ao longo do dia, a comunidade pôde participar de atividades de conscientização ambiental, assistir a apresentações culturais, participar de oficinas de grafite e batalha de rimas. Nos estandes temáticos, o público teve a oportunidade de vivenciar experiências com óculos de realidade virtual, receber mudas, conhecer técnicas de marchetaria, além de prestigiar o trabalho de produtores rurais e artesãos locais.
Esta é a segunda vez que Brayan Vinicius, aluno da Casa do Hip Hop, participou do encontro. Ele contou que este ano foi ainda mais interessante que o anterior e pretende vir em outras edições. “O que eu mais gostei foi o estande da Polícia Ambiental, que expôs animais silvestres taxidermizados [a taxidermia é uma técnica de preservação da forma da pele, planos e tamanho dos animais], quase não acreditei que era de verdade. Achei legal que ficamos sabendo de várias coisas da natureza que são importantes”, comentou o adolescente.
Na cerimônia de abertura, o coordenador da Comissão Preserva Brazlândia, promotor de justiça Dênio Augusto de Oliveira, ressaltou a importância de difundir os conhecimentos adquiridos: “temos muitos motivos para preservar Brazlândia. Espero que esses jovens façam parte desta campanha e sejam parceiros, levando a mensagem de preservação para seus espaços de convívio. O Cerrado é um dos maiores e mais ameaçados biomas do Brasil, e temos o compromisso de preservá-lo”.
O coordenador da Promotoria de Justiça de Brazlândia, promotor de justiça Leandro Lobato, destacou o papel central da sociedade na defesa do meio ambiente: “a ideia é gerar conscientização com a participação da sociedade. Quem preserva são as pessoas. A partir da conscientização, elas levam informações e demandas aos órgãos competentes. Se a atuação for apenas institucional, ela fica limitada. Queremos que os moradores da cidade se sintam parte do processo e se envolvam com a preservação”.
A iniciativa também foi reconhecida pelos parceiros institucionais. O superintendente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Marcos João Cunha, elogiou a atuação conjunta: “Gostaria de agradecer a parceria com as promotorias em prol da preservação, temos avançado bastante”. Já o secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, destacou os resultados obtidos: “neste ano, registramos redução das áreas desmatadas no DF, isso é fruto do trabalho coletivo entre instituições. A iniciativa do Ministério Público em promover eventos educativos como este é exemplar”.
Além das entidades que integram a Comissão Preserva Brazlândia, apoiaram esta edição do evento a Casa do Hip Hop de Brazlândia, a Sustentare Saneamento, o Fórum de Defesa das Águas, o Movimento Caminhos do Planalto Central (CPC) e o Instituto Amigo Fiel.
Preserva Brazlândia
Criada em 2015, a Comissão de Proteção à Ordem Urbanística e ao Meio Ambiente de Brazlândia, conhecida como Preserva Brazlândia, busca articular ações entre a comunidade e o poder público para prevenir e combater a ocupação e o parcelamento irregular de terras na região. A Comissão é coordenada pela Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) em parceria com a PJ de Brazlândia.
Também integram a Comissão: Caesb, Terracap, Ibram, ICMBio, Polícia Militar, DF-Legal, Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Adasa, Neoenergia, Emater, Incra, Polícia Federal, Administração Regional de Brazlândia e representantes de associações de produtores rurais e de defesa do meio ambiente.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial