Durante a ação, alunos do Colégio Cívico-Militar CED 03 também tiveram a oportunidade de conhecer o projeto “Conhecendo o Patrimônio Histórico e Cultural do DF”
Na última sexta-feira, 12 de setembro, cerca de 350 alunos do Colégio Cívico-Militar CED 03 de Sobradinho participaram das atividades do Dia D NaMoral. O encontro também foi marcado pela apresentação do projeto “Conhecendo o Patrimônio Histórico e Cultural do DF” e do lançamento do concurso de mesmo nome, aberto a todas as escolas públicas de Sobradinho nesta primeira edição.
A promotora de justiça Yara Maciel Camelo, titular da 6ª Promotoria de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), destacou a importância da preservação e da valorização do patrimônio histórico e cultural do DF ao apresentar a iniciativa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O objetivo é estimular entre os jovens a consciência sobre identidade cultural, memória coletiva e pertencimento ao território.
O projeto prevê palestras, oficinas, visitas guiadas a instituições culturais, produção de materiais educativos acessíveis e atividades interativas voltadas à educação patrimonial, em parceria com e instituições culturais como Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto Histórico e Geográfico do DF (IHGDF).
Segundo a promotora Yara Maciel Camelo, “o patrimônio cultural é um elo entre gerações e sua preservação só se torna possível quando a sociedade reconhece nele parte da própria identidade. A escola tem papel essencial nesse processo, pois é no ambiente escolar que os jovens têm contato com os valores de cidadania, pertencimento e respeito à história coletiva”.
Concurso
O concurso “Conhecendo o Patrimônio Histórico e Cultural do DF” é uma iniciativa da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema) e da 6ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb). A proposta é promover entre os estudantes da rede pública a sensibilização e valorização do patrimônio histórico, cultural e imaterial do Distrito Federal, por meio da produção de um Jornal Escolar Digital, que expresse a relação dos alunos com sua identidade local e a preservação do patrimônio.
Esta primeira edição como projeto piloto será realizada em Sobradinho, com a participação dos alunos do ensino médio das escolas Colégio Cívico-Militar CED 03 Sobradinho e a CEF 07 DE Sobradinho II. As inscrições estão até 25 de setembro e deverão ser feitas pela direção das escolas, mediante envio da ficha de inscrição e do termo de autorização de uso de imagem e voz dos alunos para o e-mail
Para o promotor de justiça Roberto Carlos, titular da 1ª Prodema, “ a educação patrimonial desperta no jovem o sentimento de pertencimento, cuidado e valor indispensáveis para se aperfeiçoar a formação cidadã que valoriza a cultura como tesouro a ser preservado para as presentes e futuras gerações“.
Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por representantes do MPDFT, IHGDF e convidados da área cultural. O resultado será divulgado em 14 de novembro e a premiação está prevista para o dia 21 do mesmo mês.
As produções vencedoras de cada região administrativa serão reunidas em uma obra compilada, a ser publicada pelo MPDFT em parceria com órgãos e entidades envolvidos no projeto.
Namoral
Durante o Dia D, os alunos protagonizam apresentações que expressam os aprendizados no NaMoral, por meio de canções, cordéis, poesias, desenhos, teatros, apresentações culturais e esportivas. A escola também se transformou em um centro comunitário, com oficinas envolvendo da arte à culinária para o “conectando talentos”.
“A alegria dos alunos e o orgulho dos professores e pais que visitam a escola é a maior recompensa deste admirável trabalho desenvolvido pela secretaria de educação com o nosso apoio”, afirmou a promotora de justiça Luciana Asper, idealizadora do programa
Luciana Asper destacou o impacto da iniciativa neste ano. “Nos últimos meses, cerca de 70 escolas foram palco da grande festa do Dia D, em que os alunos apresentaram ‘O Herói do NaMoral’, sua biografia e processo de criação e escolha”, explica. Os “heróis” são personagens simbólicos que representam os valores trabalhados pelo projeto - honestidade, cidadania e ética - e levam os estudantes a refletirem sobre as características necessárias para sua composição.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial