Relatório da 6ª Proreg identificou problemas estruturais, falta de profissionais e instabilidades nos sistemas

No Cras de Ceilândia Norte foram identificados problemas como reparos pendentes na caixa d’água, instabilidade elétrica e ausência de escoamento das águas pluviais. Na unidade de Ceilândia Sul, além da falta de acessibilidade e das infiltrações no telhado, foram constatadas a ausência de dedetização e de climatização e o déficit de profissionais como assistentes sociais e psicólogos. Durante a inspeção, não havia atendimentos em curso.
No Cras de Ceilândia, no Setor P Sul, a equipe está incompleta e não há veículo para visitas domiciliares. Já na unidade do Sol Nascente, a equipe atende em condições precárias devido ao risco de inundação, as falhas de energia e de internet e a carência de espaços adequados para atendimento. No Cras da Estrutural, instalado provisoriamente em um prédio que funcionava como Centro de Convivência de Idosos, a maior parte dos atendimentos ocorre de forma remota devido às limitações físicas do local.

Como providência, foram expedidos ofícios à Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes-DF) e a outros órgãos, cobrando soluções imediatas para os problemas identificados, como reparos estruturais, reposição de profissionais e regularização da concessão de benefícios sociais como o programa Prato Cheio e a Bolsa Natalidade, suspensos em algumas unidades.
Segundo a promotora de justiça, “o acompanhamento e as vistorias periódicas são fundamentais para identificar falhas, cobrar providências e assegurar que os serviços cheguem a quem mais precisa”. Lívia destacou que a atuação do Ministério Público busca não apenas apontar irregularidades, mas garantir que as políticas públicas sejam implementadas de forma adequada. “A presença constante do órgão nos equipamentos sociais é essencial para fortalecer a rede de proteção e assegurar que os direitos da população em situação de vulnerabilidade sejam efetivamente respeitados”, completou.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial