Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Premiação do Festival NaMoral de Curtas será realizada nesta quarta-feira, 8

MPDFT

Menu
<

Cine Brasília recebe o evento, que contará com a participação de 500 estudantes da rede pública

O Cine Brasília será palco da premiação do Festival NaMoral de curtas-metragens: ética em cena, integridade e transformação em ação. O evento ocorre nesta quarta-feira, 8 de outubro, às 9h, e reunirá 500 estudantes do ensino médio da rede pública do DF para celebrar talento, criatividade e protagonismo juvenil.

O Festival NaMoral integra as ações do Projeto Namoral com o objetivo de formar cidadãos críticos, responsáveis e protagonistas de suas próprias histórias, utilizando o audiovisual como ferramenta de transformação social e educativa. Nesta edição, 13 escolas participaram com dez curtas-metragens, produzidos por estudantes do ensino médio. Serão premiadas as produções nas categorias curta-metragem, ator e atriz destaque e júri popular.

Na premiação, as melhores produções receberão troféus simbólicos, reconhecendo o esforço e a dedicação dos jovens cineastas. O festival é uma iniciativa do Projeto NaMoral, realizado em parceria com a Secretaria de Educação (SEE), que integra a Política Distrital de Educação para a Integridade (Lei nº 7.662/2025).

A promotora de justiça e coordenadora do Projeto NaMoral, Luciana Asper, destacou que o Festival de Curtas é uma oportunidade de transformar valores em ação. “Por meio do cinema, os estudantes refletem sobre integridade, ética, e cidadania da forma mais criativa e inspiradora possível. Essa iniciativa mostra como as escolas estão aproveitando oportunidades estratégicas para formar cidadãos responsáveis, proativos e comprometidos em investir tempo, criatividade, competências, habilidades e talentos para impactar e transformar o mundo num lugar mais justo e fraterno”, disse. “É disso que estamos precisando: as diversas formas de influenciar e comunicar cuidando de propagar o que é valoroso, virtuoso”, completou.

Protagonismo em cena

O Festival NaMoral de Curtas é um espaço em que a voz dos estudantes vira arte e reflexão. Os curtas trazem à tela temas como ética, integridade, cidadania e os desafios do nosso tempo, revelando talentos, histórias e olhares únicos dos estudantes sobre a realidade.

Antes da exibição dos filmes, os alunos participam de um júri popular para votar nos cartazes finalistas das produções, que irão passar na tela do cinema. Cada escola receberá os materiais visuais das obras finalistas e organizará a votação com a sua comunidade escolar.

A votação do júri popular tem o propósito de valorizar o protagonismo juvenil, ampliando a participação da comunidade escolar e dando visibilidade ao esforço criativo dos estudantes. “O festival é gamificado e acontece ao longo do ano. Ao escolher pelo cartaz qual filme querem assistir, os estudantes se envolvem com o cinema de forma dinâmica, aumentando a expectativa para a grande estreia”, afirmou a coordenadora-geral do NaMoral, Graça de Paula.

Graça de Paula também ressaltou que o festival está diretamente ligado a uma das missões do projeto NaMoral. “A iniciativa incentiva a participação dos estudantes e o olhar crítico sobre o que vivenciam na escola, utilizando o cinema como ferramenta de expressão. É uma forma de trabalhar temas como ética, integridade e cidadania, além de promover o uso pedagógico do celular e das redes sociais de maneira produtiva, ética e respeitosa”, acrescentou.

Formação cidadã

O NaMoral dissemina valores relacionados à integridade, à ética, à cidadania e ao enfrentamento à corrupção. O projeto-piloto foi implementado em nove escolas públicas do DF em 2019 e desafiou os jovens, a partir de ferramentas de gamificação, a construir um ecossistema de integridade. Em 2024, a iniciativa atingiu 58 instituições de ensino público e mais de 20 mil alunos. Em 2025, 73 instituições de ensino passaram a adotar o programa.

Para conhecer mais sobre o projeto, clique aqui.

*Com informações da Secretaria de Educação do DF


Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.