Nesta quinta-feira, 9 de outubro, audiência pública discutirá a criação de canal de denúncias especializado
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, mais de 60 mil pessoas foram mortas em ações policiais na última década no Brasil. Apenas em 2024, a maioria das vítimas era composta por jovens negros entre 18 e 24 anos. Diante desse cenário, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) convoca a sociedade para participar de audiência pública no próximo dia 9 de outubro, que discutirá a criação de um canal especializado em denúncias de violência policial.
O encontro será realizado às 14h, no auditório da sede do MPDFT, no Eixo Monumental, e é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Organizada pela Ouvidoria do órgão, a iniciativa busca ouvir a sociedade civil, especialistas e instituições públicas e privadas na construção de um instrumento acessível, confiável e eficaz para enfrentar a violência policial.
De acordo com o ouvidor do MPDFT, promotor de justiça Flávio Milhomem, a participação popular é essencial para garantir que o canal seja legítimo e transparente. “É preciso abrir canais de escuta, permitir que a sociedade civil se manifeste e assegurar que cada denúncia seja tratada com seriedade, imparcialidade e transparência”, afirmou.
A audiência antecede o lançamento oficial do Canal de Combate à Violência Policial, previsto para 29 de outubro. A ferramenta foi criada pelo MPDFT para receber, registrar e encaminhar denúncias de abusos cometidos por agentes de segurança pública. Após o lançamento, serão realizadas capacitações das equipes responsáveis pelo atendimento, além da estruturação do fluxo de encaminhamento das denúncias.
Autoridades presentes
Entre as autoridades confirmadas para a audiência estão o representante da Ouvidoria Nacional do Ministério Público, promotor de justiça Vinicius Menandro; o deputado distrital e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa, Fabio Felix; a dirigente do Movimento Nacional População de Rua do Distrito Federal e Ciamp Rua Nacional, Joana D’arc Bazílio; o secretário-executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury, e a ouvidora-geral do Distrito Federal, Daniela Ribeiro Pacheco.
Também foram convidados a comandante-geral da Polícia Militar do DF, coronel Ana Paula Barros Habka; o delegado-geral da Polícia Civil do DF, José Werick de Carvalho; o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Wenderson Souza e Teles; e o deputado distrital Max Maciel.
Pelo MPDFT, participarão o ouvidor da instituição, promotor de justiça Flávio Milhomem; a ouvidora das mulheres, promotora de justiça Mariana Nunes; o chefe de gabinete e procurador de justiça Nísio Tostes; e a promotora de justiça Lia Siqueira, representante do Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial (NCap).
Serviço
Audiência Pública para construção participativa do Canal de Denúncias em Casos de Violência Policial
Data e hora: 9 de outubro, das 14h às 18h
Local: auditório da sede do MPDFT, Eixo Monumental, Praça do Buriti, lote 2, Brasília-DF
Público-alvo: sociedade civil, especialistas, representantes de entidades públicas e privadas, acadêmicos, autoridades e todos os interessados no tema
Mais informações: edital de convocação (link)
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial