Iniciativa aproxima jovens da rotina da Ministério Público e incentiva reflexões sobre escolhas, ética e cidadania
As Promotorias de Justiça do Recanto das Emas receberam, nesta quinta-feira, 9 de outubro, 36 estudantes estudantes do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 113 e do Colégio Cívico Militar DF Centro Educacional ( CCMDF CED) 308, ambos do Recanto das Emas, para mais uma edição do projeto Promotor por um Dia, promovido pelo programa NaMoral do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Participaram da atividade alunos do 6º e 7º ano, com idades entre 11 e 13 anos. O encontro teve o objetivo de apresentar o papel do Ministério Público, aproximar os jovens da atuação dos promotores de justiça e incentivar reflexões sobre ética, responsabilidade e as boas escolhas que constroem o futuro.
Inspiração e propósito

A promotora compartilhou ainda parte de sua trajetória pessoal e incentivou os jovens a acreditarem em seus potenciais. “Nem sempre o caminho é fácil. Muitas vezes, as pessoas duvidam da gente. Mas é preciso ter visão, acreditar e seguir com firmeza. O futuro é construído agora, nas escolhas que fazemos todos os dias”, afirma.
O promotor de justiça Gilberto Teles, coordenador das Promotorias de Justiça do Recanto das Emas, também compartilhou sua história de superação e destacou o valor da persistência. “Comecei a trabalhar muito cedo e por muito tempo achei que a faculdade não era para mim, além de ser algo distante da minha realidade. Mas aprendi que o maior obstáculo que enfrentamos está dentro da nossa cabeça. Quando acreditamos em nós mesmos e persistimos, tudo é possível. O sol nasce para todos, mas só os que batalham conquistam o seu lugar ao sol. O sucesso depende das boas escolhas que fazemos todos os dias”, destaca.
Valores que transformam
A promotora de justiça Luciana Asper, idealizadora do programa NaMoral, falou sobre o papel transformador da educação e o poder das virtudes na construção de uma vida com propósito. “Nós, do Ministério Público, acreditamos que não existem limites para quem tem integridade e propósito. Vocês são o terreno mais fértil que existe: acreditem no próprio potencial e entendam que o talento de vocês não é só para si, mas para servir e transformar o mundo ao redor”, afirma. “O verdadeiro sucesso vem da integridade, da disciplina e da capacidade de fazer o bem. A vida é sobre quantas pessoas conseguimos tocar com aquilo que sabemos e somos”, concluiu.

O promotor de justiça Pedro Luna conduziu um momento de descontração com os alunos, falando sobre sua trajetória e o propósito que o levou a seguir a carreira pública. “Eu nasci em Recife e cresci vendo muita desigualdade. Um dia, minha mãe me disse que, se eu tivesse oportunidades, deveria usá-las para ajudar os outros. Guardei isso comigo e escolhi o Direito para poder transformar vidas”, contou. “Hoje trabalho na Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher e aprendo, todos os dias, que o respeito e o amor dentro das famílias são fundamentais para uma sociedade mais justa. Por isso, cuidem das suas escolhas e digam não às drogas. Isso muda destinos”, destaca.
O trabalho em equipe no Ministério Público
O servidor Juliano Pessoa apresentou aos estudantes as etapas que envolvem o trabalho ministerial e ressaltou a importância da colaboração entre diferentes áreas. “Até um processo chegar ao promotor, muita gente trabalha. Há os servidores do cartório, os analistas jurídicos, o setor de diligências e a equipe administrativa. Todos são essenciais para que o Ministério Público funcione”, explicou. “Mesmo não sendo promotor, eu entendo que o mais importante é servir e dar o melhor no que se faz. O trabalho em equipe é o que torna possível a entrega da justiça”, completa.
Aprendizado e inspiração

Já Maria Clara, de 11 anos, destacou o aprendizado e a importância das boas atitudes. “Hoje a gente conseguiu entender o que é a promotoria de justiça e pensar no nosso futuro. Para chegar lá, temos que estudar, tirar boas notas e ser pessoas boas. Más companhias podem atrapalhar muito a nossa vida, então é importante fazer boas escolhas”, refletiu.
Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto os setores da promotoria, como Atendimento ao Público, Cartório, Medidas Alternativas, Secretaria de Polícia Institucional e Diligências. A visita terminou com a entrega de certificados de participação e o registro do momento, com fotos usando a beca dos promotores de justiça.
Promotor por um Dia
O Promotor por um Dia é uma iniciativa do programa NaMoral, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O projeto busca aproximar estudantes da rede pública do sistema de justiça, promovendo vivências que incentivam valores de ética, integridade, cidadania e responsabilidade social. Durante as visitas às Promotorias de Justiça, os alunos conhecem o funcionamento do Ministério Público, participam de conversas com promotores e servidores e refletem sobre como suas escolhas impactam o futuro pessoal e coletivo.
Leia mais
Promotor por um Dia aproxima estudantes do Gama a rotina do MPDFT
Projeto Promotor por um Dia leva estudantes à Promotoria de Justiça de Planaltina
Estudantes de Santa Maria participam do projeto Promotor por um Dia
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial