Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT participa de reunião de planejamento para demolição do Torre Palace

MPDFT

Menu
<

Implosão do antigo hotel de luxo está marcada para 25 de janeiro. Ação envolve diversos órgãos, rede hoteleira e estabelecimentos comerciais próximos ao imóvel

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) participou, nesta segunda-feira, 12 de janeiro, de reunião de planejamento com os órgãos envolvidos na implosão do Torre Palace, prevista para o dia 25 deste mês. O encontro foi realizado no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) e teve o objetivo de alinhar ações para garantir a organização, a segurança da população e dos estabelecimentos próximos ao antigo hotel durante a ação.

No encontro, foram apresentadas as precauções previstas para a implosão, que envolverá ações integradas de diversos órgãos, articuladas com a rede hoteleira e com os estabelecimentos comerciais do entorno do prédio. Entre as medidas discutidas estão a evacuação preventiva dos hotéis mais próximos, localizados na frente e na lateral do edifício, a restrição temporária de circulação de pessoas e veículos em um raio estimado entre 200 e 300 metros, além da definição de protocolos de orientação ao público. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o tráfego de veículos será interrompido às 6h, com retorno após a implosão, prevista para 11h.

O procurador Distrital dos Direitos do Cidadão, Eduardo Sabo, e a promotora de justiça de Defesa da Ordem Urbanística Marilda Fontenele acompanharam as discussões sobre as medidas de segurança e de organização da operação. A reunião foi coordenada pelo coronel Carlos Melo, subsecretário de Operações Integradas da SSP.

Segundo Eduardo Sabo, a principal preocupação do Ministério Público é a segurança dos cidadãos, a organização das vias e o estabelecimento de regras claras para garantir que a operação ocorra de forma controlada e segura. “As medidas de orientação e de postura para a população e para os estabelecimentos da região deverão ser amplamente divulgadas antes da data da implosão”, observou.

Marilda Fontenele destacou que o Ministério Público, no âmbito da defesa da ordem urbanística, “acompanha os atos preparatórios para a implosão do edifício no âmbito da defesa da ordem urbanística, em razão da complexidade da operação e dos impactos urbanos envolvidos”. A promotora de justiça também ressaltou a atuação da SSP, por meio da Subsecretaria de Operações Integradas, pela adoção de medidas preventivas relacionadas à mobilidade, à proteção das edificações vizinhas e à mitigação de riscos à população.

A demolição por implosão será coordenada pela Secretaria de Defesa Civil. A Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, além de responsáveis por hotéis e estabelecimentos localizados no entorno do edifício irão acompanhar a ação. A intervenção, inicialmente prevista para 21 de dezembro de 2025, foi adiada para 25 de janeiro deste ano a pedido do Exército Brasileiro, responsável pela autorização, fiscalização e logística do uso de explosivos no país, para garantir uma maior organização.

O Torre Palace, localizado com vista para o Eixo Monumental, funcionou como hotel por cerca de 40 anos e encerrou as atividades em 2013. Dois anos depois, em situação de abandono, passou a ser ocupado de forma irregular e tornou-se ponto de uso de drogas. Recentemente o imóvel foi adquirido por um grupo econômico do ramo hoteleiro.

 

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.