Comissão verificou acessibilidade, condições estruturais e andamento de melhorias no local. Jogo ocorreu sem intercorrências
Representantes da Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) realizaram, nesta quarta-feira, 21 de janeiro, vistoria técnica no Estádio JK, no Paranoá. O objetivo foi avaliar o cumprimento das medidas de segurança e acessibilidade para a partida do Campeonato Candango entre Real Brasília x Capital. O jogo, realizado na noite desta quarta, ocorreu sem intercorrências.
Os promotores de justiça Ricardo Wittler e Marcel Nóbrega, integrantes da comissão, participaram da inspeção nas áreas internas e externas do estádio. Foram analisados os acessos do público, as condições de segurança, a disponibilidade de ambulâncias, a existência de banheiros acessíveis e as condições gerais das instalações.
A vistoria busca assegurar que o estádio atenda aos requisitos técnicos e de segurança exigidos para competições oficiais, em conformidade com as diretrizes de controle de acesso e proteção de áreas sensíveis.
Obras
A visita também teve o propósito de acompanhar a evolução das medidas solicitadas durante vistoria realizada no estádio JK, em dezembro de 2025, quando foram verificadas as condições de segurança para os jogos do Candangão 2026. Na ocasião, a comitiva analisou o andamento das obras executadas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), além das condições do gramado, das arquibancadas, dos acessos do público e dos estacionamentos, da sinalização e das demais instalações.
De acordo com Ricardo Wittler, foram indicadas providências para aprimorar a infraestrutura do entorno, como a pavimentação, o reforço da iluminação pública e a organização do trânsito. “Parte das medidas está em andamento, enquanto outras dependem da atuação de órgãos do Governo do Distrito Federal”, afirmou.
Comissão
A Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios faz vistorias nos estádios e fiscaliza eventos esportivos para garantir o cumprimento do Estatuto do Torcedor. Coordenado pela Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC), o grupo também é composto por representantes das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça Especial Criminal de Brasília (PEJCrim), da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon), da 5ª Promotoria de Justiça Regional de Defesa dos Direitos Difusos (Proreg), e da 2ª Promotoria de Justiça Cível, Família, Órfãos e Sucessões de Ceilândia (PJCFOS-CE). A comissão atua de forma integrada à Secretaria de Segurança Pública e a órgãos como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Detran, a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal.
Leia mais
Candangão 2026: MP realiza vistoria no Estádio JK para garantir segurança no campeonato
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial
