Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Gase realiza trabalho de prevenção contra a violência em escola na Candangolândia

MPDFT

Menu
<

O grupo atua na capacitação de profissionais de educação da rede de ensino do DF. Qualquer escola interessada pode solicitar apoio

Nesta semana, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio do Grupo de Apoio à Segurança Escolar (Gase), realizou uma oficina sobre comunicação não-violenta (CNV) no Centro de Ensino Fundamental 01 da Candangolândia, com o objetivo de contribuir com a escola na prevenção e no enfrentamento da violência, implementando a cultura de paz nas escolas. 

 

Durante a atividade, o assessor especial da Vice-Procuradoria de Justiça, José Manoel Pereira, e o voluntário Lucca Leão abordaram a CNV ao apresentar o homem como um ser comunicacional. Eles trabalharam noções gerais de CNV e a importância da comunicação tanto na construção de relacionamentos saudáveis como no combate à violência no ambiente escolar.

Em março, o grupo realizará uma oficina sobre combate ao bullying escolar. A ideia é complementar os conhecimentos dos professores e demais profissionais, atuando em parceria com a instituição de ensino, para que os participantes sejam capazes de desenvolver ações e intervenções para combater o bullying na escola. O conteúdo traz a legislação referente ao tema, as medidas a serem adotadas, assim como especificidades dos personagens envolvidos, como agressor, vítima e testemunhas.

Para Caroline Resende, do Gase, o trabalho realizado pelo grupo fortalece a busca interna por uma convivência pacífica entre todos os integrantes da escola e reverbera fora do ambiente da instituição. “Unindo esforços e compartilhando conhecimento podemos mais, nos tornando um instrumento de transformação da realidade escolar, por meio da união de esforços com a utilização das ferramentas adequadas e legítimas para prevenir e cessar a violência”, explica a servidora.

Como complemento às ações de capacitação, os profissionais do Gase sugerem a realização de três cursos gratuitos em EaD, disponíveis para toda a sociedade na plataforma de ensino do MPDFT: Introdução à comunicação não-violenta; Introdução à Justiça Restaurativa e Direitos das Vítimas e Gestão de Conflitos Organizacionais. Os cursos são autoinstrucionais e, para realizar inscrição, os interessados devem antes efetuar cadastro na plataforma Moodle do MPDFT. 

Qualquer instituição de ensino pode solicitar o apoio do Gase no enfrentamento à violência, por meio dos telefones: 3343-9825, 3343-9843 ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para saber mais sobre o trabalho do grupo, suas ações, eventos e atividades desenvolvidas, clique aqui.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.