Estudantes do 4º e 5º ano também desenvolveram poemas e poesias durante a dinâmica do projeto piloto dos anos iniciais na unidade educacional
O programa NaMoral concluiu a fase de apresentação de paródias, poemas e poesias produzidos pelos estudantes do 4º e 5º ano da Escola Classe (EC) 66 de Ceilândia. Os alunos finalizaram a primeira etapa, iniciada há um mês, com a simulação de um tribunal na quadra de esportes nesta sexta-feira, 6 de setembro. O evento foi a culminância deste primeiro ciclo de atividades do projeto na unidade de ensino.
Na EC 66 de Ceilândia, o tema do ciclo foi "Justiça". Nesta quinta-feira, 5 de setembro, os alunos do 5º ano realizaram uma simulação de tribunal em sala de aula. Já os do 4º ano participaram de atividades de acordo com a sequência didática do módulo "Praticando Justiça", que incluiu rodas de conversa sobre conceitos de justiça e injustiça, além da criação e apresentação de paródias musicais.
A promotora de justiça e coordenadora do NaMoral, Luciana Asper, destaca a excelência e a criatividade dos professores e dos alunos da EC 66 na implementação das primeiras sequências didáticas desenvolvidas para o programa. “Nada como termos professores voluntários apaixonados e vocacionados à frente desses trabalhos, que culminam com a apropriação prática das virtudes e valores essenciais para a vida fraterna”, ressalta.
A professora do 5º ano da EC 66 de Ceilândia, Mariele Ribeiro, conta que um dos momentos que as crianças mais gostaram de participar foi quando precisaram encenar histórias de pessoas que passaram por situações de injustiça e também a história de pessoas que tiveram atitudes consideradas justas. “Percebo que, trabalhando os temas com ludicidade e dando a eles a oportunidade de serem protagonistas do processo de aprendizagem, eles, de fato, assimilam e fazem com que os valores trabalhados não fiquem apenas nos muros da escola”, diz.
NaMoral
O projeto é uma iniciativa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e visa promover valores fundamentais como integridade, ética, cidadania e combate à corrupção entre os estudantes das escolas públicas do DF. Criado em 2019, o programa leva até as escolas públicas do DF vivências de integridade com o objetivo de desenvolver uma nova cultura.
Em 2020 e 2021, o NaMoral foi implementado em sua primeira versão virtual, voltada para estudantes universitários. Em 2022, voltou a ser realizado de forma presencial e teve a participação de 12 escolas. No ano seguinte, a iniciativa contou com a participação de 24 escolas. Ao longo desses anos, mais de 12 mil alunos aprenderam lições de integridade.