Evento de lançamento ocorreu nesta quinta-feira, 10 de outubro, e contou também com palestra sobre o tema com o médico Thiago Blanco
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) lançou, nesta quinta-feira, 10 de outubro, o “Guia de Atendimento a Pessoas em Sofrimento Psíquico”. Durante o evento, foi ministrada a palestra “Compromisso com a agenda ética e social na administração pública: boas práticas no atendimento de pessoas em sofrimento psíquico”.
A assessora de políticas de atendimento ao público, promotora de justiça Thaíse Dezen, destacou que o guia reconhece que o cuidado com a saúde mental é um dever de todos. “O atendimento pleno das demandas do cidadão depende do trabalho conjunto, tanto por meio da integração interna quanto externa. Superar esse estigma e preconceito é um dever de todos.”, disse.
Elaborado com a ajuda de especialistas no assunto, o material tem a finalidade de capacitar os integrantes do MPDFT para que o atendimento a esse público seja acolhedor e empático. Além disso, o documento aborda os transtornos mentais, impactos no comportamento, estratégias para melhorar a condução do atendimento e oferece sugestões para encaminhamentos adequados em saúde mental.
Na abertura do encontro, o promotor de justiça e chefe de gabinete do MPDFT, Nísio Tostes, enfatizou que “a instituição deve estar preparada para acolher o cidadão em sofrimento psíquico, mas também precisa garantir um cuidado especial com o bem-estar de seus membros e servidores”. Nísio elogiou, ainda, o material elaborado. “O trabalho que foi desenvolvido neste guia é brilhante e nos ajuda a entender como precisamos ter atenção na hora de lidar com esse tema”, completou.
De acordo com o ouvidor do MPDFT, procurador de justiça Francisco Leite, o acolhimento e a dor das pessoas com sofrimento mental era tratado de maneira secundária anos atrás. Por isso, o papel da instituição no suporte às pessoas em sofrimento psíquico é tão importante atualmente, conforme explica o procurador de justiça. “Elas devem ser acolhidas prioritariamente”, concluiu.
Também estiveram presentes na abertura do evento o chefe da assessoria institucional da Polícia Civil do DF, Kleber Luiz da Silva Junior; a subsecretária de atividade psicossocial da Defensoria Pública do DF, Roberta Porto; a desembargadora ouvidora do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, Maria de Lourdes Abreu; e a presidente do Conselho Regional de Medicina do DF, Lívia Pansera.
Palestra
Além de ser um dos autores da publicação, o médico e doutor em psiquiatria e psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (USP), Thiago Blanco, também realizou uma palestra durante o evento. O especialista destacou que o bom atendimento e cuidado está relacionado à ética da humanidade. “Qualquer pessoa que nos procure em qualquer circunstância dependerá de uma disponibilidade pessoal para uma conexão legítima”, disse.
O médico ressaltou que o guia também abrange outros tipos de atendimento. “Todos nós passamos e passaremos por situações desafiadoras. Não é papel de quem está atendendo fazer tratamento ou diagnóstico de alguém, mas é papel de todos nós reconhecermos e orientarmos pessoas que estão precisando de ajuda”, detalhou.
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