De 2019 a 2022, foram feitos 53.092 atendimentos
Nesta quinta-feira, 16 de março, comemora-se o Dia Nacional do Ouvidor. No Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Ouvidoria é a unidade responsável por receber denúncias, críticas, elogios e sugestões.
De 2019 a 2022, a Ouvidoria fez 53.092 atendimentos. Em 2019, o tema mais mencionado em manifestações e pedidos de informação foi improbidade administrativa; em 2020, primeiro ano da pandemia de covid-19, saúde foi o mais lembrado; em 2021, o primeiro lugar foi para serviços públicos em geral; e, em 2022, ano de eleições, os temas eleitorais foram os mais procurados.
Nesse período, também houve crescimento no número de manifestações feitas por meio do formulário eletrônico, que aumentaram de 6.094 em 2019 para 7.141 em 2022. Para fazer frente à demanda, o software usado pela Ouvidoria foi substituído pelo sistema Audivia, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) e cedido gratuitamente ao MPDFT. A plataforma facilita a pesquisa textual e o cruzamento de dados, o que permitirá a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo MPDFT.
Outra preocupação da instituição é com a acessibilidade. Em 2022, foi criado o Setor de Acessibilidade em Libras, que oferece atendimento a pessoas surdas. O serviço é prestado tanto presencialmente quanto a distância, por meio de videochamada.
O promotor de Justiça Libânio Rodrigues, que foi ouvidor do MPDFT no período de 2019 a 2022, salienta que o crescimento significativo do número de manifestações decorreu da ampla divulgação feita durante a pandemia. “Mesmo com o aumento do volume de trabalho, tudo foi devidamente recebido e tratado pela equipe técnica, composta por servidores muito qualificados e empenhados no atendimento ao público”, enfatiza.
O atual ouvidor, procurador de Justiça Francisco Leite, destaca a importância de um atendimento acolhedor à população que procura o MPDFT. “Temos a consciência de que a Ouvidoria, para ser eficiente, deve compreender que os grandes protagonistas do processo de escuta eficaz são o cidadão que bate à porta e o promotor ou procurador de justiça, responsáveis pelo atendimento da expectativa da sociedade”, afirma.
Canais
Para enviar uma manifestação à Ouvidoria do MPDFT, o cidadão pode usar o formulário eletrônico, ligar para o número gratuito 0800 644 9500 ou comparecer à sede do MPDFT, no Eixo Monumental. O atendimento por telefone e presencial ocorre de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 18h.