Atual sistema não é adequado às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e tem apresentado fragilidades na segurança
A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) reuniu-se, na última segunda-feira, 13 de março, com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) para tratar da implementação do novo sistema de informática da pasta. Entre os benefícios, a modernização visa dar celeridade na prestação de serviço à população do Distrito Federal.
Os representantes da Sedes falaram sobre os desafios para a substituição da atual plataforma, o Sistema Integrado de Desenvolvimento Social (SIDS). Ele tem apresentado fragilidades na segurança, não é adequado às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e não é moderno, o que prejudica a celeridade nos atendimentos.
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) tem acompanhado o processo de substituição. Para o promotor de Justiça Bernardo Matos, “a mudança é indispensável para a melhoria da prestação do serviço de assistência social no Distrito Federal. Ela precisa ser feita para garantir segurança aos dados e adequação da base de dados para, assim, dar maior efetividade à política pública. Além disso, essa transição deve ser feita em constante diálogo com os servidores para garantir o desenvolvimento do melhor sistema possível”.