O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) amplia sua assistência à população com o lançamento das Unidades de Atendimento ao Cidadão em cada uma das 16 Promotorias de Justiça espalhadas por todo o DF. Com a novidade, a instituição reafirma seu compromisso de estar cada vez mais próxima e presente na vida do cidadão, oferecendo acolhimento, bom atendimento e a melhor experiência possível durante a prestação dos seus serviços.
Para que essas premissas sejam cumpridas, os servidores que recebem o público passarão por capacitação para a construção de uma rotina de excelência nas unidades descentralizadas do MPDFT. Nesta quarta-feira, 17 de abril, foi realizada a abertura do curso, que tratou da importância do bom relacionamento do órgão com a sociedade, da carta de serviços ao cidadão e de serviços digitais.
Ao todo, serão 10 ações de treinamento a fim de entregar para a sociedade um atendimento de excelência com servidores bem treinados nas 16 Coordenadorias. A capacitação aborda ainda o trabalho em rede, o registro do atendimento, o atendimento em Libras, a segurança no atendimento, a pesquisa de satisfação, o atendimento empático, o protocolo de gênero, a promoção dos direitos das vítimas, o atendimento a pessoas em sofrimento mental, a diversidade e atendimento ao público e o atendimento nas promotorias de Justiça especializadas.
Assessora de Atendimento ao Público, a promotora de Justiça Thaíse Dezen destacou que a primeira ação realizada configura um marco para o atendimento do MPDFT. "A implementação das unidades de atendimento ao cidadão, com servidores específicos e qualificados para o contato com a sociedade, além de representar mais um passo para o cumprimento integral da nossa Política de Atendimento ao Público, é a realização de um sonho institucional de excelência na prestação dos serviços do MPDFT", ressaltou.
Atendimento ao público
O lançamento das Unidades de Atendimento ao Cidadão segue a proposta da Portaria Normativa nº 829/2022, de Política de Atendimento ao Público do MPDFT, que estabelece princípios, diretrizes, compromissos e metas. Prioridade da atual gestão, a iniciativa segue resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Além das novas unidades e da capacitação, o MPDFT inaugurou salas para o Espaço Cidadão e o Espaço Digital, destinados aos atendimentos presencial e remoto dos cidadãos, nas promotorias de Justiça de São Sebastião, Planaltina, Ceilândia, Samambaia, Gama, Taguatinga, Brasília II, Paranoá, Santa Maria e Infância e Juventude.