O Núcleo de Enfrentamento à Discriminação (NED) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) se reuniu nesta terça-feira, 18 de julho, com a Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Distrito Federal (GDF), para tratar a respeito de campanha publicitária onde as imagens ilustradas traziam uma correlação entre cabelos do tipo “black power” e o combate às queimadas.
Além de esclarecer os questionamentos da sociedade impostos pela veiculação do conteúdo e buscar soluções imediatas para o caso, o NED/MPDFT, como fiscal da lei, advertiu os representantes da Secom/GDF sobre a inadequação da campanha.
“O poder público precisa buscar aprimorar a prestação do serviço público, inclusive no que tange à veiculação de informações, que além do compromisso com a verdade, precisa observar os direitos e anseios de toda a população, abrangendo toda a diversidade do povo brasileiro”, destacou a promotora de Justiça do NED/MPDFT, Mariana Nunes.
A Secom/GDF informou que retirou o conteúdo das suas plataformas institucionais, após a repercussão negativa. Durante a reunião, o órgão teve a oportunidade de explicar as intenções por trás da criação da campanha, bem como de compreender os argumentos, inclusive os oriundos da opinião pública, que provocaram a ação ministerial.
Ao final do encontro, o NED/MPDFT informou que diante das informações prestadas pelo órgão, a continuidade do procedimento instaurado para apurar o caso será revista.